terça-feira, 11 de maio de 2010

Cieps, Brizola tinha razão

Brizola tinha razão, se os Cieps tivessem funcionado como nosso saudoso antropólogo Darcy Ribeiro idealizou, certamente hoje teríamos uma geração de 500.000 (quinhentos mil) alunos, hoje já na faixa dos vinte poucos anos, em outra situação social. Infelizmente o programa dos Cieps, que contemplava seus alunos em tempo integral, com alimentação, atividades esportivas, aulas de apoio, atendimento psicológico, médico e dentário não teve continuidade nos governos seguintes aos de Brizola. O "Caudilho" estava a frente do seu tempo, possibilitou o início da formação de toda uma geração, o que certamente seria um belo início para a formação das gerações que viessem posteriormente. Hoje os Cieps estão subaproveitados, muitos foram municipalizados e outros viraram escolas normais, poucos são aqueles que funcionam satisfatoriamente. A geração que estudou nos Cieps poderia ter tido uma formação muito melhor, como isso foi inviabilizado me pergunto o que foi feito dessa geração? Quantos estão empregados? Quantos venceram na vid? Quantos foram para a marginalidade? Quantos poderiam ter uma vida melhor e não tem? Quantos abandonaram os estudos? Devemos tirar dessa experiência o melhor e de fato podemos tentar resgatar o melhor do projeto de Brizola e Darcy, aproveitando o FUNDEB como fonte de recursos para o financiamento e implementação do que poderíamos chamar de NOVO CIEP. Reputo o projeto dos Cieps como revolucionário, tenho certeza que se aplicado como política pública de educação poderia mudar o rumo do Brasil. Só a educação pode transformar nossa sociedade em uma sociedade melhor, desenvolvida e sobretudo mais justa. Assim, reafirmo: Brizola tinha razão.

2 comentários:

  1. Li, gostei e concordo plenamente c/ sua opinião. Se os Ciep's fossem melhor aproveitados seríamos uma nação muito mais desenvolvida hoje, pois a educação é a base de tudo.
    Pena que os ideais do Darcy estão tão mal administrados...
    Por isso também admiro tanto o Cristovam Buarque que compactua do mesmo ideal.
    Forte abraço,
    Paloma Bittencourt.

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  2. É ABSOLUTAMENTE CORRETO CUIDAR DA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS. ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DESDE AS CRECHES. O MEIO PERÍODO QUE SE UTILIZA HOJE NO BRASIL, DEIXA A CRIANÇA OCIOSA POR MUITO TEMPO, PRINCIPALMENTE AS MAIS CARENTES, O QUE DÁ A CHANCE DE INGRESSAR NO MUNDO DA MARGINALIDADE. POR VEZES SE PERDEM GRANDES INTELIGÊNCIAS QUE, POR FALTA DE OPORTUNIDADE INGRESSAM DESDE CEDO NO MUNDO DA MARGINALIDADE, POIS JÁ QUE O GOVERNO NÃO LHES DÁ ASSISTÊNCIA, O BANDIDO OS ACOLHE, OS ENGANAM COM FALSAS PROMESSAS. E DEPOIS NÃO TEM MAIS JEITO. QUANDO MOREI NO RIO, NA ÉPOCA EM QUE O BRIZOLA ERA GOVERNADOR, E VI COMO FUNCIONAVAM OS CIEPS.

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