quinta-feira, 12 de abril de 2012

Crescimento e Desenvolvimento econômico

     É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico. É possível crescer sem atingir um melhor nível de desenvolvimento. Crescimento econômico é o aumento da capacidade produtiva da economia é o crescimento da produção de bens e serviços, é definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto, per capita. 

     Apesar do índice brasileiro de desenvolvimento social continuar defasado, continuar aquém da nossa necessidade e continuar ancorando nosso desenvolvimento econômico, a economia brasileira está favorável ao consumo, ao acesso ao crédito e ao financiamento, o real está bem cotado, há uma sensação de crescimento econômico e estabilidade. É inegável que o país esteja crescendo, é imprescindível termos desenvolvimento econômico para não ficarmos estagnados no tempo, sem acessos, sem qualidade de vida e sem possibilidades para melhorar como sociedade.

     No plano local, Cabo Frio precisa de planejamento estratégico para crescer economicamente. Precisa valorizar sua história, suas vocações naturais e entender seu destino. É imperativo definir um projeto de desenvolvimento econômico local, que passe pelo turismo, pela implantação da indústria do petróleo e gás, pela indústria da pesca, pela geração de energia, pela construção civil e pela oferta de educação técnica e profissional. Um projeto que priorize, acima de tudo, a geração de emprego e renda, o fortalecimento do comércio e a circulação do dinheiro, um projeto que contemple a questão do desenvolvimento sustentável, do desenvolvimento urbano e da ordem pública, um projeto que tenha como vantagens a proximidade com a Capital, os acessos rodoviários, o aeroporto internacional, a proximidade com o pré sal, a logística oferecida, as áreas para a expansão urbana, o acesso pelo mar, a natureza e os serviços públicos e privados, entre outras vantagens importantes. 

     Crescimento econômico com desenvolvimento econômico promovem inclusão social. Por isso é inaceitável Cabo Frio, que tem um orçamento milionário, não apresentar crescimento e desenvolvimento econômico compatíveis com sua realidade, de acordo com suas finanças e sua importância no quadro regional. Definir um plano de trabalho e organizar o orçamento e sua aplicação, serão tarefas fundamentais para a consecução de um plano de desenvolvimento futuro. O grande desafio será romper com idéias retrogradas e fechadas em seus interesses menores, para enfrentar os desafios do novo e o preço que se paga para romper a mesmice.

Bernardo Ariston

Nenhum comentário:

Postar um comentário